FICHAMENTO
VIEIRA,
A.T. Funções e papéis da tecnologia na gestão escolar. São Paulo, PUC-SP, 2004.
Resumo:
O
autor afirma que são inúmeros os benefícios que a tecnologia pode gerar no
trabalho pedagógico com o aluno quando o professor domina os conceitos e as
práticas relacionadas à tecnologia, aplicando esse conhecimento em sua prática
pedagógica. Destaca que o grande impasse com relação à gestão escolar é saber
como a tecnologia pode ser um grande aliado da equipe gestora da escola. Nesse
contexto suscita a reflexão sobre a diferenciação entre conhecimento, dados e
informação para que se defina coerentemente qual a real necessidade da
instituição escolar. Defende que a criação de ambientes informatizados na
organização deverão considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de
informação e a cultura de colaboração existente na instituição escolar. Para
que esses objetivos sejam alcançados será necessário, segundo o autor, que o
gestor planeje momentos de troca de experiências entre professores e
funcionários e que a implementação de um sistema de organização e disseminação
de informações na escola torna-se viável quando a cooperação entre o grupo já é
presente nas decisões coletivas. Por fim, Vieira analisa as questões
pertinentes a cultura organizacional existente e os objetivos sobre a gestão
das tecnologias de informação de uma instituição e aponta a necessidade de
clareza e coesão da equipe sobre os objetivos pretendidos pela instituição
escolar.
2)
Citações principais do texto:
“Conhecimento
não é dado nem informação, embora ambos estejam relacionados. A confusão entre
dado, informação e conhecimento gera enormes gastos de tempo e dinheiro em
projetos que nem sempre são adequados para uma certa instituição” (p. 1).
“Computadores
podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados em
informações. No entanto, raramente podem ajuda-los no que se refere ao contexto
que permite dar um sentido aos dados” (p. 3).
“A
criação de um ambiente informatizado, que tenha como objetivo gerenciar dados e
informações para permitir a criação e melhoria de conhecimento sobre os
processos da escola requer de nossa parte, muito bom senso” (p. 5).
“A
criação de ambientes informatizados na organização para apoio à gestão do
conhecimento deverá considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de
informação e a cultura de colaboração existente. A implementação de um sistema
de organização e disseminação de informações na escola torna-se bem mais fácil
quando a cooperação já faz parte da cultura escolar” (p. 6).
3)
Comentários(parecer e crítica):
De
acordo com o autor é possível afirmar que o uso dos recursos tecnológicos são
importantes e relevantes no processo de ensino aprendizagem, onde o professor,
seguro de sua formação em relação a teoria e prática associadas a tecnologia
esteja apto a transpor seus conhecimentos à sua prática pedagógica. Sendo assim
a integração das TICs no contexto escolar nos faz repensar novas formas de
construção do conhecimento de forma mais dinâmica e próxima da realidade
globalizada em que vivemos atualmente, onde o aluno é parte atuante no processo
de construção do conhecimento.
É
importante considerarmos o grande significado do papel da equipe gestora diante
das novas possibilidades disponíveis em relação as tecnologias pois a função do
professor também pode ser repensada e reconstruída, onde antes sua postura era
individualizada, agora é compartilhada no grupo. Esta é a grande questão
levantada pelo autor, aliar a tecnologia à atuação da gestão escolar.
O
autor faz uma sugestão em relação a criação de um ambiente informatizado que
gerencie dados e informações que possibilitem a melhoria da integração das TICs
ao contexto escolar fundamentado na troca e na cooperação entre o grupo de
trabalho. Aspecto possível e necessário quando nos desafiamos a transformar
conceitos e a mudar paradigmas.
4)Questionamentos
(questões levantadas e dúvidas):
Diante
da exposição dos fatos resta-nos a certeza de que é possível mudar e
transformar, porém fica a dúvida acerca da mudança que queremos instaurar em
nosso sistema de ensino. Estaremos todos dispostos a superar desafios e construir
uma nova cultura organizacional visando a integração e uso das tecnologias em
nossa cotidiano, numa visão dinâmica do ensino e na busca constante por uma educação
de qualidade?
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