VIEIRA, A.T. Funções e papéis da tecnologia na gestão escolar. São Paulo, PUC-SP, 2004.
Resumo:
O autor afirma que são inúmeros os benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno quando o professor domina os conceitos e as práticas relacionadas à tecnologia, aplicando esse conhecimento em sua prática pedagógica. Destaca que o grande impasse com relação à gestão escolar é saber como a tecnologia pode ser um grande aliado da equipe gestora da escola. Nesse contexto suscita a reflexão sobre a diferenciação entre conhecimento, dados e informação para que se defina coerentemente qual a real necessidade da instituição escolar. Defende que a criação de ambientes informatizados na organização deverão considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informação e a cultura de colaboração existente na instituição escolar. Para que esses objetivos sejam alcançados será necessário, segundo o autor, que o gestor planeje momentos de troca de experiências entre professores e funcionários e que a implementação de um sistema de organização e disseminação de informações na escola torna-se viável quando a cooperação entre o grupo já é presente nas decisões coletivas. Por fim, Vieira analisa as questões pertinentes a cultura organizacional existente e os objetivos sobre a gestão das tecnologias de informação de uma instituição e aponta a necessidade de clareza e coesão da equipe sobre os objetivos pretendidos pela instituição escolar.
2) Citações principais do texto:
“Conhecimento não é dado nem informação, embora ambos estejam relacionados. A confusão entre dado, informação e conhecimento gera enormes gastos de tempo e dinheiro em projetos que nem sempre são adequados para uma certa instituição” (p. 1).
“Computadores podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados em informações. No entanto, raramente podem ajuda-los no que se refere ao contexto que permite dar um sentido aos dados” (p. 3).
“A criação de um ambiente informatizado, que tenha como objetivo gerenciar dados e informações para permitir a criação e melhoria de conhecimento sobre os processos da escola requer de nossa parte, muito bom senso” (p. 5).
“A criação de ambientes informatizados na organização para apoio à gestão do conhecimento deverá considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informação e a cultura de colaboração existente. A implementação de um sistema de organização e disseminação de informações na escola torna-se bem mais fácil quando a cooperação já faz parte da cultura escolar” (p. 6).
3) Comentários(parecer e crítica):
De acordo com o autor é possível afirmar que o uso dos recursos tecnológicos são importantes e relevantes no processo de ensino aprendizagem, onde o professor, seguro de sua formação em relação a teoria e prática associadas a tecnologia esteja apto a transpor seus conhecimentos à sua prática pedagógica. Sendo assim a integração das TICs no contexto escolar nos faz repensar novas formas de construção do conhecimento de forma mais dinâmica e próxima da realidade globalizada em que vivemos atualmente, onde o aluno é parte atuante no processo de construção do conhecimento.
É importante considerarmos o grande significado do papel da equipe gestora diante das novas possibilidades disponíveis em relação as tecnologias pois a função do professor também pode ser repensada e reconstruída, onde antes sua postura era individualizada, agora é compartilhada no grupo. Esta é a grande questão levantada pelo autor, aliar a tecnologia à atuação da gestão escolar.
O autor faz uma sugestão em relação a criação de um ambiente informatizado que gerencie dados e informações que possibilitem a melhoria da integração das TICs ao contexto escolar fundamentado na troca e na cooperação entre o grupo de trabalho. Aspecto possível e necessário quando nos desafiamos a transformar conceitos e a mudar paradigmas.
4)Questionamentos (questões levantadas e dúvidas):
Diante da exposição dos fatos resta-nos a certeza de que é possível mudar e transformar, porém fica a dúvida acerca da mudança que queremos instaurar em nosso sistema de ensino. Estaremos todos dispostos a superar desafios e construir uma nova cultura organizacional visando a integração e uso das tecnologias em nossa cotidiano, numa visão dinâmica do ensino e na busca constante por uma educação de qualidade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário