domingo, 7 de julho de 2013

Unidade 2: Tic, inovação educacional e gestão escolar.

FICHAMENTO
ALMEIDA, M. E. B. Gestão de tecnologias na escola. Série “Tecnologia e Educação: novos tempos, outros rumos” – Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2002. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto-boletim2002.

Resumo:
A autora pontua que as Tic foram iniciadas no contexto escolar objetivando a informatização das atividades administrativas com o intuito de atribuir agilidade as demandas de controle e gestão técnica da instituição. Em seguida, destaca momentos importantes relacionados a introdução das tecnologias de informação e comunicação no ensino e na aprendizagem. Parte do pressuposto de que houve uma maior compreensão sobre o uso das tecnologias como uma nova forma de comunicação que viabiliza o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo baseado na troca de experiências entre todos os envolvidos na escola. Aponta como necessário, para a criação de uma rede colaborativa de aprendizagem, a formação continuada e em serviço do educador que o leve a buscar alternativas que lhe possibilitem transformar sua prática pedagógica a partir das contribuições das Tic de forma contextualizada a realidade da escola. Analisa que apesar de a formação ao educador se constituir como um avanço, ainda estão presentes dificuldades de ordem estruturais e comportamentais quando se pensa na postura dos gestores escolares pouco entrosada com a inserção tecnológica, numa perspectiva educativa que contemple o desenvolvimento integral do ser humano empregando todos os recursos disponíveis, não mais dicotomizando aspectos pedagógicos e administrativos. Por fim, para que tal finalidade seja alcançada a autora preconiza a formação do educador e do gestor numa perspectiva de formação de redes colaborativas de aprendizagem disponíveis em ambientes virtuais onde seja suscitada a troca de experiências, a articulação do conhecimento para a resolução de problemas e tomada de decisões.

2) Citações principais do texto:
“Há que se empregar nas ações de hoje todos os recursos disponíveis, inclusive as TIC, tendo em vista a criação de comunidades colaborativas, que propiciem a criação de suas próprias redes de conhecimentos, cuja trama ajuda a construir uma sociedade solidária e mais humanitária” (p. 2).
“A superação da dicotomia entre o pedagógico e o técnico-administrativo, instalada na cultura escolar, encontra eco em concepções educacionais que enfatizam o trabalho em equipe, a gestão de lideranças e a concepção e o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola, tendo em vista a escola como organização viva que aprende empregando todos os recursos disponíveis, entre os quais as TIC” (p. 4).
“(...) o papel do gestor não é apenas o de prover condições para o uso efetivo das TIC em sala de aula, e sim que a gestão das TIC na escola implica gestão pedagógica e administrativa do sistema tecnológico e informacional” (p.5).
“(...) a incorporação das TIC na escola e na prática pedagógica não mais se limita à formação dos professores, mas se volta também para a preparação de dirigentes escolares e seus colaboradores, propiciando-lhes o domínio das TIC para que possam auxiliar na gestão escolar e, simultaneamente, provocar a tomada de consciência sobre as contribuições dessa tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem” (p.5).

3) Comentários(parecer e crítica):
Pode-se depreender do texto que o uso das tecnologias de informação e comunicação nos possibilita repensar a escola como um espaço de criação e inovação do conhecimento onde as trocas e experiências enriquecem a relação do ensino e da aprendizagem. Para tanto é preciso investir na formação continuada e em serviço para os gestores escolares e toda a sua equipe de trabalho, buscando encontrar novas formas de atuação, avançando inclusive na prática pedagógica do professor, como também fortalecendo a identidade da instituição e o contexto em que está inserida.
4)Questionamentos (questões levantadas e dúvidas):

A formação continuada e em serviço voltada para os gestores e sua equipe escolar é determinante na mudança de atitudes dos educadores em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação na escola?

Nenhum comentário:

Postar um comentário